Hambúrguer caseiro light

Receitinha ótima pra quem quer comer um belo lanche sem perder a linha: hambúrguer caseiro light.

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E não precisa consumi-los só como lanche, não, viu? Eu sempre usei hambúrgueres – de frango ou peru, principalmente – como opção para o jantar, com uma saladinha, mas comprava os prontos congelados. Depois de muitos alertas da nutri, resolvi adotar a versão caseira.

Os hambúrgueres prontos são super práticos para uma refeição prática e “saudável” – se combinado com legumes ou verduras, por exemplo – mas sabe se lá o que de fato há naquela massinha, né? Segundo minha nutri,  de saudável eles têm muito pouco.

Bom, pensando nisso, passamos a consumir aqui em casa uma versão caseira. É muito simples de fazer e você pode congelar para comer quando bem entender. É ótimo!

Como congelo, faço em larga escala, rs. Esses ingredientes costumam render 18 hambúrgueres médios (como os da foto). Se quiser menos, divida pela metade.

Ingredientes:

  • 1 kg de carne moída (uso patinho, mas escolha o tipo de sua preferência)
  • 2 xícaras (chá) de aveia em flocos ou farelo
  • 2 ovos
  • 1 cebola grande picada
  • 4 dentes de alho amassados ou pasta de alho
  • Temperos a gosto (salsinha, cebolinha, pimenta dedo de moça – coloco apenas uma, ou temperos prontos – nesse caso, uso Mrs. Dash, que é bem bacana em termos nutricionais)
  • Sal a gosto

Preparo:

Misture tudo até ficar uma massa homogênea. Faça bolinhas e as achate ou abra a massa e corte no formato com algum potinho redondo. Você pode fazer em uma frigideira com antiaderente (não precisa de óleo!) ou no forno. Costumo fazer na frigideira, pois é mais fácil de controlar o ponto e bem mais rápido.

Ah, essa receita também pode ser usada para almôndegas, é só moldar em bolinhas!

Aproveite! ;o)

 

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